Menu

Posts Destaques

13 março, 2019

7 COISAS QUE OS ADVENTISTAS FAZEM NO DIA DE SÁBADO


Foto de Francisco Venâncio, do Olhar Angolano


Assim como existe diversidade cultural entre estados e países, também há muitas diferenças na maneira de adoração quando comparamos países ao redor do mundo. Ainda que a igreja seja a mesma, vai existir coisas diferentes quando o assunto for adoração. E assim é também entre os Adventistas do Sétimo Dia ao redor do mundo. Falo desta igreja especifica porque é a denominação na qual sou membro há mais de 20 anos.


Afinal, que diferenças são estas? Bem, primeiro quero dizer duas coisas: 1) vou fazer uma comparação entre adventistas do sétimo dia no Brasil e em Angola. Porque sou natural de Angola, e atualmente moro no Brasil, 2) Não creio que as diferenças litúrgicas e costumes sejam errados, desde que não batam contra a Palavra de Deus. Ok? Então, vamos as diferenças:

1. Rebem o sábado com muita alegria

Não que não seja assim no Brasil. Mas em Angola, a observação do sábado é vista com muita alegria e solenidade. Para nós adventistas, o sábado lá, é, literalmente um feriado nacional. Os adventistas param e dedicam estas horas apenas à adoração e serviço ao próximo. Normalmente saimos de casa pela manhã, 7h, e só voltamos pela noite. Nada de dormir de tarde...Rsrsrs

Obs.: Por que guardo o sábado? Veja aqui .

2. Os cultos de pôr-do-sol são feitos na igreja

Aqui no Brasil fazemos os cultos de pôr-do-sol ou o recebimento do sábado, em casas. Normalmente, cada família se reúne e faz o culto. Mas em Angola, ao pôr-do-sol de sexta-feira, os membros adventistas vão todos para as igrejas, e lá fazem um culto especial de recebimento do santo sábado.

3. Para eles, relógios não importam  muito

Se você é pregador como eu, e vives no Brasil, já deves saber que não se pode pregar por 1h aqui (salvo em casos específicos, o que é raro). Né? Rsrsrs...mas se um dia fores apara a África, por favor, capriche no sermão e prepare uma mensagem de pelo menos, 1h30 min, certo? O povo de lá ainda tem sede da palavra de Deus. Por isso, é comum os membros ouvirem sermões de mais de 1h de duração. Mas se você for pregar no Brasil, não tente fazer isso. Pregue por apenas 30 minutos no máximo!


Foto de Veneg, via Angoadventistas

4. Fazem comida em Dobro

Sábado é o dia em que cada adventista faz comida em dobro. Isso mesmo! Tal como eu disse no primeiro item, sábado em Angola é dia de festa. Todo o dia de sábado  é como se fosse um natal. Em casas de Adventistas há muita comida. Porque? Porque depois do culto, as pessoas se convidam para comer juntas. E todos os visitantes que estiverem na igreja aquele dia, almoçam em casas de membros. E isso é algo constante. Quase ninguém almoça em casa no dia de sábado. Há sempre um convite. Eu amava isso!

5. Expressam sentimentos

Os cultos em Angola são super animados. Os membros cantam com muita empolgação. Em algumas congregações, é comum baterem palmas enquanto entoam uma canção. E em igrejas não adventistas, é possível ver danças e usos de batuques. Na verdade, o africano gosta de viver o momento, e em cultos de adoração, ele quer mostrar ao Senhor que está contente de estar em Sua presença. Afinal, como teríamos coragem de ficar de cara fechada na casa do Todo o Poderoso? E cantarmos uma coisa enquanto nossa expressão no momento diz outra?

6. Entrada do coro central 

Em todo o culto de sábado, minutos antes do sermão, acontece a entrada do coral central. Eles entram marchando de fora da igreja para dentro,ao som de um louvor de composição normalmente do diretor do mesmo coral. Depois que todo o coral entra na igreja e se senta, aí começa o serviço do culto solene e o sermão. Talvez o que acabei de dizer não ficou bem claro. Mas veja como é neste vídeo abaixo (a qualidade não é bem legal. Mas acho que vocês terão uma boa ideia do que acabo de expressar) : 


7. Claro, não pode faltar kissangua

Kissangua é uma bebida tradicional angola. Ela é feita de fubá de milho ou de mandioca, açúcar e água. E vou lhes dizer uma coisa, pode faltar até comida, mas kissangua, nem pensar! É talvez a bebida mais importante da culinária angolana. E os adventistas lá adotaram esta bebida como sua oficial para sábado. E é provavelmente a bebida que te vão servir ao entrares na casa de algum adventista no dia de sábado.



Achou muito diferente?

Fica aqui com um louvor de um dos grupos adventistas de Angola, e até mais!


1 comentários: