Menu

Posts Destaques

20 setembro, 2018

RESENHA | MÚSICA REVERÊNCIA E ADORAÇÃO

Titulo: MÚSICA REVERÊNCIA E ADORAÇÃO
Autora: LEANDRO DALLA
Editora: INDEPENDENTE
Páginas: 285
Ano: 2010
Classificação: 4/5


Sinopse:

Música é um aspecto essencial da adoração, e a adoração está no âmago do grande confito entre o bem e o mal. Assim, nunca é demais estudar esse tema em busca de parâmetros que orientem o melhor louvor possível que possamos oferecer ao nosso Criador.
“Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto como a oração.” Ellen White. Educação, p. 167.
De uma forma ou de outra, todos estamos envolvidos pela música, quer seja como consumidores ou produtores dela. Devemos sempre escolher com critério as músicas que vamos permitir influenciar nossa mente e louvar com reverência e alegria o Deus que nos criou e redimiu. Louvar do melhor modo que pudermos, sem
nos esquecer de que o louvor pode e deve ser aprimorado sempre: “Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso” 1 Crônicas 15:22, ARA.
Busquemos os conhecimentos e a capacitação – principalmente
aqueles que vêm do Alto.
Leandro Dalla é palestrante com muitos vídeos no youtube. Um dos temas muito abordados por ele tem a ver com a questão da música  e a influencia dela na vida cristã. E é sobre estas e outras questões que ele aborda em sua obra.

Música , Reverência e Adoração, é uma escrita com amor e respeito. Isso é perceptível ao longo das suas 240 páginas. O livro é o resultado de inúmeras pesquisas bíblicas e do Espírito de profecia, em busca de princípios que devem nortear o louvor dentro da igreja de Deus, bem como na vida de todo o cristão que procura seguir o assim está escrito. O autor sempre deixa claro que o objetivo da obra não é convencer ninguém, mas apenas, passar as informações que ele achou ao logo de suas pesquisas. 

Leandro descreve a diferencia entre musica santa, secular e profana, e estabelece através da bíblia e escritos de Ellen White: princípios que devem ser considerados na hora de cantar ou ouvir determinada música. Afinal, nem toda a música se harmonisa com a que Deus pede para adoração. O livro fala de musica de forma ampla. Aborda questões sobre rock and roll, revoluções dos anos 1960, mensagens subliminares em musicas, musica pop, gospel, musica que ofende a Deus, e um dos assuntos mais debatidos nos últimos dias: Bateria.

E como o titulo é Musica Reverencia e Adoração, os capítulos 14 e 15 abordam a questão da reverencia na casa de Deus, o comportamento cristão diante de um culto solene e como devemos nos apresentar ao Senhor. Evangelho teatral é outro assunto abordado neste livro. E isto é bom, visto que se trata de um fenômeno que vem crescendo e ganhando espaço cada vez mais em muitas congregações. 

Enfim, considero uma obra pertinente, e que pode sim, trazer inúmeras contribuições para o entendimento da música e sua influência na vida cristã dentro do contexto adventista.


Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário