Menu

Posts Destaques

06 maio, 2018

RESENHA | A HISTÓRIA DO BRASIL PARA QUEM TEM PRESSA

Titulo: A História do Brasil Para Quem Tem Pressa
Autor: Marcos Costa
Editora: Valentina
Páginas: 193
Ano: 2016
Classificação: 5/5


Sinopse: 
lustrado e didático, um livro essencial para todos que procuram um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil.
Diz o poeta alemão Bertold Brecht: “De nada vale partir das coisas boas de sempre, mas sim das coisas novas e ruins. ” Seguindo tais conselhos, A História do Brasil para Quem Tem Pressa faz uma digressão sobre a história do país para tentar compreender o tempo presente e responder a algumas perguntas essenciais:
• Por que, do ponto de vista político, o Brasil ainda é um país muito frágil?
• Por que a nossa imensa riqueza natural não se reverte em um estado de bem-estar social universal?
• O que estava por trás da viagem que trouxe Cabral ao Brasil?
• Por que o território foi dividido em Capitanias Hereditárias?
• Por que fomos a última nação do mundo ocidental a abolir de forma oficial o trabalho escravo?
Além de responder a essas perguntas, Marcos Costa trata também de outros temas essenciais da nossa história: os verdadeiros milagres brasileiros -- a cana-de-açúcar, o café e o ouro; a abdicação de D. Pedro I; a Guerra do Paraguai; o papel de D. Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República; a República do Café com Leite; a Inconfidência Mineira; a Revolução de 1930; o Estado Novo; a morte de Getúlio; a ascensão de JK; Jango e o golpe militar de 1964; o milagre econômico; o movimento das Diretas Já; FHC e o Plano Real; Lula e o PT no poder.
Eu queria conhecer alguns detalhes da história do Brasil. Porém, não quis pegar e ler nenhum calhamaço. Primeiro porque por enquanto não necessito disso, segundo porque já estudei muito sobre a história do Brasil durante meus anos de escola em Angola, tanto no ensino médio, quanto no ensino fundamental. Em Angola estudamos muito sobre o Brasil devido a relação que ambos têm. 

Mas como o proposito era apenas relembrar mesmo alguns detalhes estudados há muito tempo, A História Do Brasil Para Quem Tem Pressa foi-me bastante útil. O livro traz muitas fontes, referências bibliográficas para que se possa compreender o Brasil. O autor usa uma linguagem fácil e precisa. Marcos Costa descreve o Brasil desde os seus primórdios. Desde a expansão comercial e marítima ainda na Europa (1453-1534). Descreve o período colonial (1534-1822), viaja pelo período monárquico (1822-1889), até chegar a época republicana (1889-2015).

Image may contain: 5 people
O livro não pretende explorar de forma exaustiva todos os detalhes da história do Brasil, pois isso não se faz em 193 páginas. A História do Brasil para Quem Tem Pressa deve ser visto como uma obra que visa esclarecer detalhes das histórias já estudados e que necessitam apenas de ser revisados. É também uma opção para quem está estudando para vestibular e concursos, e queira relembrar determinados pontos da História do Brasil, tal como personagens e datas.




Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário