Menu

Posts Destaques

21 maio, 2018

RESENHA DO LIVRO: APRENDENDO INTELIGÊNCIA

Titulo: APRENDENDO INTELIGÊNCIA
Autor: PIERLUIGI PIAZZI
Editora: ALEPH
Páginas: 144
Ano: 2014
Classificação: 5/5


Sinopse: 
Durante muito tempo, acreditou-se que a inteligência fosse uma característica inata. O fator genético era considerado bem mais influente que o fator ambiental. Porém, as mais recentes descobertas das neurociências mostram que a inteligência pode ser aprendida, e que esse fato não se dá durante as aulas, mas no momento do estudo individual, extraescolar. Inteligência, talento e vocação são características que podem ser adquiridas com facilidade e um pouco de esforço. Aprendendo inteligência apresenta um panorama do que há de errado na maneira como os alunos encaram os estudos, além de demonstrar, de forma simples, que os erros mais comuns podem ser evitados. Também oferece preciosas dicas de como aproveitar melhor o tempo – por incrível que pareça, estudando menos e aprendendo mais!
Todo mundo quer ter sucesso na vida, ter inteligência e conseguir aquele emprego de sucesso. Mas quantos estão dispostos a pagar por isso, colocando a bunda sobre a cadeira e começar a ler, estudar de forma profunda? Sabemos que é bem fácil e gostoso gastar tempo vendo o que as outras postam nas redes sociais do que estudar ou ler um bom livro como por exemplo, os sugeridos aqui no blog! 

Essa é infelizmente a realidade das pessoas hoje em dia, sobretudo de jovens. Em contrapartida, existe uma classe de pessoas, jovens que estão correndo atrás de seus sonhos, estudando e lendo com força, pois entendem que inteligência abre as portas para várias realizações. Só que este grupo também enfrenta um grande problema: a maioria deles não sabem como estudar! 

É a partir deste ponto que o livro Aprendendo Inteligência do falecido professor Pierluigi Piazzi encontra lugar. Como estudar? Quando estudar? Quanto e estudar e por que estudar, são as questões abordadas na obra. Qualquer resposta ou visão sobre cada uma destas questões compromete completamente os estudos de qualquer estudante. Estudar é muito mais do que ir para a escola e ouvir o professor! 

É tão simples, mas alunos e professores tornam difícil essa atividade que para além de fácil deveria ser prazerosa para todos. O livro aprendendo Inteligência é uma obra POLITICAMNETE INCORRETA (amo materiais desta vertente!), desmente tudo que os professores, nossos pais e até mesmo o ministério da educação nos ensinaram e ensinam sobre o que é estudar de verdade, e ensina de forma clara e objetiva como estudar e se tornar um estudante inteligente e autodidata. 

O livro é bem prático e a leitura é tão fácil que é até possível lê-la em apenas 3 ou 4 horas. Pude relacionar muitos dos conceitos dessa obra com os apresentados pelo mnemonista Renato Alves, em seu livro Não Pergunte Se Ele Estudou, pergunte se ele Sabe Estudar. Leia a resenha AQUI.

Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário