Menu

Posts Destaques

23 abril, 2018

RESENHA | MIL CAIRÃO AO TEU LADO

Titulo: Mil Cairão ao Teu Lado
Autor: Susi Hasel Mundy e Maylan Schurch
Editora: CPB
Páginas: 192
Ano: 2017
Classificação: 5/5

Sinopse: 
"Franz Hasel, um pacifista de quarenta anos, foi convocado e enviado para a Companhia Pioneira 699, a tropa de elite de Hitler que construía pontes na linha de frente. Seus princípios religiosos não o tornavam bem-visto pelos superiores. Apelidado de “comedor de cenoura” e “leitor da Bíblia”, ele finalmente ganhou o respeito da sua unidade. Pouco antes de ser enviado para a Rússia – onde quase todos os 1.200 homens da sua unidade morreram – ele secretamente jogou fora a sua arma, com medo de que, sendo o melhor atirador da companhia, fosse tentado a matar na guerra. Na Rússia, enfrentou um novo problema: como advertir os judeus locais antes que as tropas nazistas os pegassem.
Enquanto isso, em casa, a esposa de Franz, Helene, e seus quatro filhos travavam suas próprias batalhas. Pressionada para filiar-se ao partido nazista, ela anunciou: “Pertenço ao partido de Jesus Cristo.” Correndo o risco de ter seus filhos levados, ela permaneceu firme em sua decisão.
As chances de sobrevivência? Muito pequenas. O único aliado? Deus.
Em poucos anos, eles passaram por inúmeros perigos de vida. Enquanto milhares ao redor morreram como vítimas dos horrores da guerra, eles foram carregados nas asas de anjos – algumas vezes literalmente. Esta é a história verdadeira e tocante de uma família que escolheu ser fiel a qualquer custo e encontrou refúgio na sombra do Todo-Poderoso."
Mil Cairão ao Teu Lado é uma história envolvente. Até certo ponto, ela tem similaridade com o Soldado Desarmado, livro que conta a história de um outro soldado Adventista, Desmond Doss (leia aqui). Mas para mim, Mil Cairão ao Teu Lado é 10 vezes mais legal! 

O titulo Mil Cairão ao Teu Lado é uma menção a famosa passagem Bíblica de Salmo 91. Confira: 
“Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. ” (Salmo 91:5-11). 
O livro descreve de maneira muito envolvente a vida de fé e aflição de uma família que vivia em Frankfurt-Alemanha. O protagonista principal, Franz Hasel, 40 anos de idade, vivia uma vida legal com sua família, até que certo sábado, recebeu um envelope convocando-o para a guerra. E não era qualquer guerra, pois se tratava de combater na segunda guerra mundial e do lado de Hitler! 

Para Hasel, o problema era mais grave e complicado ainda, pois ele era Cristão Adventista do Sétimo Dia. E como tal, defendia o princípio da lei de Deus que diz : não matarás, bem como a guarda do sétimo dia, como dia santo de descanso para adoração a Deus. Ao ser convocado, foi enviado para a Companhia Pioneira 699, que era a tropa de Elite de Hitler. Esta companhia, era a responsável por construir pontes para a passagem de Hitler. 

Sem saída, Franz despede-se de sua família, e parte para guerra. Durante a batalha, o texto de Salmo 91 lhe servia de conformo e refrigério. Sendo ele um pacifista, decidiu batalhar sem armas, sem tirar a vida de ninguém, e sempre procurava maneiras de guardar o sábado, descansando nele para adorar a Deus. 

O enredo deste livro está muito bem estruturado. O interessante é que durante a leitura é possível ver o que acontece com Fraz nas batalhas, como também, acompanhar o sofrimento da esposa e os 4 filhos em casa, em meio aos horrores da guerra. O livro foi escrito por Susi Hasel Mundy, filha mais velha de Franz e por Maylan Schurch, um pastor e autor de diversos livros.

Pra quem gosta de um bom enredo, ação, e um testemunho de fé, este livro proporciona tudo isso e muito mais!

Veja ao vídeo resenha da jornalista e youtuber Fabiana Bertotti:


Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário