Menu

Posts Destaques

02 fevereiro, 2018

RESENHA | A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO

Titulo:  MÁGICA DA ARRUMAÇÃO
Autor: MARIE KONDO
Editora: SEXTANTE
Páginas: 160
Adquira aqui: 📚


Sinopse:

A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização.
Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui.
O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”.

Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis.
Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.
Ainda criança, a japonesa Marie Kondo descobriu que levava jeito para organização e arrumação. O tempo se foi e atualmente ela é uma organizadora profissional. Vive disso, dando várias consultorias ao redor do mundo, apresentando aos seus clientes o seu método de arrumação , denominado Método KonMari. Ela é autora de várias obras excelente sobre organização. Em A Mágica da Arrumação Marie Kondo deixa claro que todo mundo pode sim tornar-se organizado e lançar para bem longe a bagunça. Até aqueles que dizem serem já bagunçados mesmo por natureza, para ela, podem tornar-se pessoas organizadas, desde que conheçam o método certo de organização.


Sua obra é repartida em 5 capítulos: 
1. Por que não consigo manter minha casa organizada
2. Em primeiro lugar, descarte
3. Como organizar por categoria
4. Arrumando suas coisas para ter uma vida sensacional
5. A mágica da organização transforma sua vida

A base do método KonMari consiste em: jogar fora tudo aquilo que não lhe faz feliz, aquilo que não está em uso, desapegar-se das coisas por excesso, e saber organizar o que restar. Isso fez todo o sentido para mim. Lembro que quando mais pequeno, minha mãe me mandava organizar o quarto dela. Eu entrava no quarto, e pegava tudo o que estava desarrumado e arrumava. Pronto! O quarto estava organizado, mas bastava passar umas horas que a bagunça retornava. Naquela época eu não entendia porque aquilo acontecia, mas essa semana enquanto lia essa obra entendi que não adianta só pegar as coisas e guardar. Mas que antes disso, o primeiro passo deve ser jogar fora aquilo não tem mais valor ou que esteja só ocupando espaço. Depois disso, o próximo passo é achar um lugar para guardar o que restou.

O livro fala disso de maneira mais detalhada. A autora ensina passo a passo para deixar qualquer compartimento do lar arrumado para sempre, isso mesmo, para sempre. Marie Kondo diz em sua obra que ela NÃO ARRUMA O QUARTO DELA, POIS ESTÁ SEMPRE ARRUMADO. E só 2 vezes ao ano da uma organizada geral e mais detalhada, mas não há nada fora de lugar em seu aposento. Isso pode parecer loucura, mas ela diz isso em sua obra. O livro ensina ainda como dobrar diferentes tipos de roupas, como organizar livros, revistas , documentos, fotografias e etc. Já li inúmeras obras sobre organização, porém , essa deixou-me extremamente surpreendido. RECOMENDO!

Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário