Menu

Posts Destaques

08 novembro, 2017

NOVO HINÁRIO ADVENTISTA PRA QUÊ ??


Acabei de ler uma notícia vinculada pelo site Noticias Adventistas ( leia aqui). A mesma falava sobre atualização do Hinário adventista do Sétimo Dia. Foi criada uma comissão para elaborar o novo hinário e  deverá estar tudo pronto em 2020.

Espero de coração, que ao invés de estarmos cantando aqui as músicas desse novo Hinário, estejamos já nos céus cantando o cântico de Moisés e tocando harpas com os anjos, que tal?
"Novo hinário adventista vai unir melodias tradicionais e contemporâneas e a expectativa é que fique pronto ainda em 2020"
Site: Noticias Adventista
Creio que o atual hinário necessita sim de ajustes. Essa ideia é partilhada por várias pessoas que entendem e trabalham com música. Tá, mas alguém poderá dizer: Tomé, se você nada entende de música, o que pretendes com este post? Bem, pretendo apenas saber o seguinte: novo Hinário pra quê? Precisamos mesmo de um novo Hinario? Pode parecer meio contraditório estes questionamentos, mas se partirmos do pressuposto de que hoje quase mais nenhuma Igreja Adventista usa o Hinário em seus cultos, incluindo os de sábado, poderemos notar que meus questionamentos têm sim algum sentido, ou não?

Como missionário, tive e tenho o privilégio de passar em vários Estados do Brasil, e consequentemente, em várias congregações adventistas, e em todas elas, há um denominador comum: a falta do uso do Hinário! Ou melhor, todas elas só fazem uso dos DVDs Adoradores 1 e 2, e o fazem de forma bem intensa! Não condeno os Cds Jovens( apesar de não concordar com a maior parte dessas músicas com ritmos duvidosos), apenas quero que nossas congregações dêem mais valor aos hinos do hinário, isso é equilibrio. 

Para a liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia, eu apelo: antes de atualizarem o Hinário, ou antes de criarem o novo que vai sair já em 2020, PORFAVOR, desenvolvam projetos que incentivem as igrejas a darem mais atenção ao nosso lindo e maravilhoso Hinário. Pois,  já está insuportável  cansativo demais ouvir sem parar as músicas : Maravilhas, Digno de Louvor, Ao olhar para Cruz e Teu Santo Nome, todas da série Adoradores! E parece que a coisa vai apertar um pouco mais, porque agora, vem aí... o ADORADORES 3!! Eu realmente não sei quantos Adoradores ainda teremos nos próximos anos(não porque suas letras sejam ruins, mas apenas porque eles acabam recebendo mais incentivo, promoção e uso, ao passo  que as musicas tradicionais jazem no esquecimento), enquanto isso-apertemos os cintos!

Amo a igreja, amo nossos hinos, mas sejamos sinceros:precisamos de equilíbrio em tudo, né!? Por isso, mais uma vez reafirmo: o primeiro passo para a criação de um novo Hinário é apostar mais em projetos que estimulem o uso do mesmo em nossas programações. Que os nossos meios de comunicação como rádios Novo Tempo e Tv, façam isso também, afinal de contas, não tem havido promoção do Hinário nesses meios. Pense comigo: se hoje as pessoas não dão mais ouvido ao Hinário, será que a criação de um novo vai valer a pena? Vai valer o esforço? 

Se os membros não mais conhecem ou fazem uso dos hinos do Hinário em nossos cultos, eu volto a indagar: novo Hinario adventista pra quê? Do que vai adiantar criar um novo?

Leia esse artigo para entenderes melhor essa questão: ADVENTISTAS JÁ NÃO CANTAM MAIS HINOS

Tenho dito!

1 comentários:


  1. Tomé vamos então iniciar uma campanha para que o projeto adoradores 3 seja todo ele com musicas do Hinário ... o que acha?

    ResponderEliminar