Menu

Posts Destaques

04 maio, 2017

Resenha- O Segredo dos Gênios


Titulo: O Segredo dos Gênios
Autor: Renato Alves
Editora: Humano Editora
Páginas: 298
Ano: 2010

Sinopse:

Não existe desculpa mais fácil do que fingir que estuda. A mente humana é uma caixa preta e não é possível saber o que se passa em seu interior. Quando não sabe estudar, o aluno passa horas a fio debruçando nos livros e com a cabeça nas nuvens. A decadência do estudante é se achar incapaz de obter boas notas. Declarar-se burro em matérias como matemática, português, inglês, biologia e outras tantas pode ser o inicio de uma carreira acadêmica infeliz. O motivo do fracasso não é a falta de inteligência, pois todo o ser humano é dotado de genialidade. O que realmente falta para alguns é o básico: saber estudar. O Segredo dos Gênios é uma coletânea de dicas e hábitos dos melhores estudantes para estudar e aprender com qualidade.
Conheci Renato Alves enquanto eu ainda morava em Angola, através de umas palestras em vídeo que um amigo havia me mostrado. Gostei tanto que acabei por procurar mais materiais de Renato! Pra quem não sabe, Renato Alves é preparador mnemônico (pessoa que trabalha e desenvolve técnicas de memorização), e em 2006 foi consagrado com o titulo de recordista brasileiro de memória pelo Rank Brasil.
Renato é também autor dos seguintes livros: Branco na Memória, Dialogo sem Duelo, Os 10 hábitos da Memorização, Não Pergunte se ele Estudou...,e Faça o seu Cérebro trabalhar para Você, todos eles abordam esta mesma temática.

O objetivo de O Segredo dos Gênios é apresentar aos leitores os enigmas  dos gênios. Renato vem fazer-nos crer que, qualquer um pode ser um gênio desde que apenas aprenda a estudar de maneira certa.
“Gênios de todas as épocas desenvolveram e aperfeiçoaram seus próprios métodos de estudos.”
O livro está dividido em quatro partes. Na primeira parte intitulada: por onde começar, o autor faz logo de primeira uma introdução intrigante, ao perguntar ao leitor: você sabe estudar? Neste primeiro capitulo, Renato aproveita as folhas para quebrar vários mitos sobre leitura, estudo e técnicas de memorização. E revela que para ter qualidade no aprendizado é necessário  primeiro aprender a estudar, segundo ele, não basta apenas estudar, têm que saber como estudar. O primeiro capitulo é totalmente importante para se ter a sabedoria dos crânios da memorização,pois trás questões como : como se tornar o melhor aluno da sala,como se animar para os estudos, o que fazer para manter uma rotina de estudos e... qual a melhor escola para estudar e etc.
“Como se motivar e se manter motivado durante os estudos é o desafio de muitos estudantes. Por isso eu acho extremamente necessário tocar neste assunto” Pág. 27.
Outro ponto apresentado pelo autor é que ele acredita que uma boa saúde é decorrente do resultado de uma excelente alimentação rica em proteínas, frutas, verduras, muita água e muito exercício físico, são também segredos dos crânios! Neste primeiro capitulo também contém dicas de relaxamento e memorização, enfim, ler bem e ter a capacidade de memorização não é apenas resultado de pegar um livro e ler! É algo que vai muito mais além, pois precisa-se de uma serie de fatores apresentados neste  capítulo.
“Atualmente mais de 90% dos estudantes que se queixam de mau desempenho nas provas não sabem estudar.”
Já na parte dois, o leitor é levado a entender sobre o que o autor chama de: Facilitadores que nada mais é do que meios ou caminhos que todo aquele que aspira a genialidade deve trilhar. Nesta divisão, é apresentado o uso correto do marca texto para uma boa memorização, os estudos em grupos e seus benefícios. O livro também destaca a questão da iluminação e da posição dela. Porque muitos estudantes nem sabem que uma iluminação ruim também dificulta e muito o ato da memorização. Como memorizar textos simples e textos técnicos é outra temática muito abordada neste capitulo. A decoreba é posta em questão e ainda é apresentada a melhor maneira de fazer uma leitura acelerada e ao mesmo tempo proveitosa. O uso correto do PC e internet são também explicados.
“Crie um habito de estudar todos os dias e se possível sempre nos mesmos horários” Pág. 33
A parte três, e a quatro creio que é o ponto mais alto do livro e para mim, o momento mais esperado. Pois é nestes dois últimos capítulos que se encontram as verdadeiras dicas para quem deseja se tornar um bom e excelente leitor, ou melhor: devorador de livros! Nos primeiros dois capítulos, o livro apresenta apenas dicas ou orientações sobre estudo de modo geral, e nos dois últimos, orientações de leitura.

Nesta secção o leitor aprende a como ler mesmo quando a preguiça bate, organizar a biblioteca pessoal, e como fazer a famosa leitura dinâmica.

O mais legal na parte 3 é a dica que ensina a como ler 50 livros por ano, como se concentrar na leitura, e há também dicas de técnicas de redação. E para quem não sabe estudar para a prova, Renato Alves dedica todo ultimo capitulo para dar orientações sobre como preparar-se para tal.
“A televisão, o game e a internet exercem um fascínio irresistível, tomam o tempo útil e causam o adormecimento do bom hábito da leitura.” Pág.181.
O livro é espetacular! Ele tem servido como meu manual de leitura eficiente. Quase todo o mês tiro-o da estande e releio um ou dois capítulos. É um livro que eu não vou oferecer a ninguém e o levarei sempre para onde eu for, e caso um dia eu perca ele, passarei por decepção caso eu não consiga adquiri-lo outra vez! Aprendi a ler 50 livros por ano e a fazer leitura dinâmica, graças a ele. A leitura é calma, fácil e há fluidez nas palavras. É indicado para estudantes, jovens, adolescentes, pais e, sobretudo aos professores. Se você compra muitos livros, mas não lê nenhum, este livro é pra você! Adquira clicando aqui: Humano Editora. BAZEI (bazei quer dizer fui. É assim que falamos em Angola)!
Minha Nota:


Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário