Menu

Posts Destaques

07 dezembro, 2017

COMO CRIAR UM CLUBE DE LEITURA DE SUCESSO EM SUA IGREJA?
















Quem me acompanha nas redes sociais (facebook e instagram), tem visto as fotos do meu clube de leitura da igreja que costumo partilhar. Quando criei o clube na cidade aonde estou servindo como missionário, e comecei postando as fotos, muitos começaram me enviando perguntas sobre como isso funciona e como eles deviam implementar o mesmo em suas igrejas. Pois, ler um livro é bom, mas quando lemos e conversamos com pessoas que leram o mesmo - é melhor ainda!
 Mas a pergunta é: como e onde encontrar pessoas que estão lendo o mesmo livro que nós? É difícil, porém, a boa notícia é que podemos proporcionar este ambiente mediante a criação de um clube de leitura. 

O que é um clube de leitura? Bem, um clube de leitura é nada mais que um grupo de pessoas que amam livros. Leem um livro escolhido pelo grupo durante um tempo determinado, e que se encontram ao final da leitura para debaterem ou conversarem sobre o que leram.

Para a criação de um clube de leitura de sucesso em sua igreja você precisa seguir estes 3 passos:

1) Convidar seus amigos

2) Escolher um lugar

3) Escolher os livros

Convidando amigos

Convide as pessoas que farão parte deste projeto. Escolha pessoas que estejam decididas em levar a sério o projeto. Que gostem mesmo de livros! Mas também sugiro que você escolha pessoas que não são leitoras, que dificilmente leem livros, desde que pretendam muito ganhar o gosto pela leitura. Isso é muito importante. O clube de leitura de minha igreja é em sua maioria formada por pessoas que gostam de livros, gostariam de ler mais, mas que em contrapartida não têm o hábito de ler consistente. Mas, graças a Deus, depois do primeiro livro que lemos, todos eles estão ansiosos para ler cada vez mais! 

Quantas pessoas devem fazer parte do clube de leitura? Bem, os "especialistas" em clube de leitura dizem que é bom ter apenas 6 ou 12 pessoas no máximo. Mas como se trata de um clube de leitura de uma igreja eu sugiro que você trabalhe ou deixe participar todos os que quiserem. Foi isso que fiz em minha igreja. Meu clube é formado por 15 pessoas, e está aberto para quem quiser participar. Se o teu clube só tiver 5 ou 6 pessoas, está ótimo. Trabalhe mesmo com esse número e não fique achando que isso é um fracasso! Após a primeira leitura os membros da igreja que não participam vão ouvir o quanto é bom esse negócio e vão desejar participar. Acredite em mim. Olha, meu clube ganhou  mais 2 membros nesse mês. 

Todos os participantes devem morar na mesma cidade ou na mesma região. Nada de um orar em São Paulo e outros em Rondônia!

Abertura do clube de leitura. Participantes com o livro Por um Fio, CPB


Escolhendo o lugar

Depois de escolher o grupo que vai participar, faça uma lista nominal dos membros do clube e guarde consigo para menter o controle e mais nada. O próximo passo agora é: ESCOLHER O LUGAR DOS ENCONTROS. Este passo é importante demais. Porque é  nesse lugar aonde serão debatidos as ideias lidas no livro. Portanto precisa ser um lugar calmo e onde não haverá interrupções para evitar distrações ou frustrações. 

O primeiro encontro do meu clube de leitura foi mesmo na igreja. Acho que se o clube de leitura é de irmãos ou mesmos da igreja, o encontro deve ser na mesma. Desde que haja um lugar legal. Os bancos,  ou melhor, as pessoas devem estar sentadas em forma de círculo, todos se olhando. Nada de sentar-se um atrás do outro como nos dias habituais de culto. Lembre-se que este momento é um encontro informal. Se a sua igreja tem sala de jovens, use ela. Os encontros também podem ser em praças, bibliotecas, casa de alguém, desde que tenha espaço suficiente e confortável para todos.  Lembrando também que o lugar de encontro deve ser perto ou acessível para todos os participantes. Por isso, escolher a igreja é o melhor. Porque aí evita que uns saem em vantagens do ponto de vista de acessibilidade, falo de deslocamento até o local. 

Escolhendo os livros

Vamos recapitular: você escolheu os participantes, escolheu também o lugar para os encontros e todos estão de acordo com o mesmo, certo? Se sim, o passo seguinte é: ESCOLHER OS LIVROS. Que livros vocês vão ler primeiro? LEMBRA QUE SE OS PARTICIPANTES DO CLUBE FOREM EM SUA MAIORIA PESSOAS QUE AINDA NÃO TÊM O HÁBITO DE LEITURA BEM AGUÇADO, A ESCOLHA DO LIVRO DEVE SER CUIDADOSA. De preferência, escolha livros com poucas páginas, tipo: 100 páginas no mínimo. E outro ponto é, escolha livros de histórias envolventes e não enfadonhas, ou senão, o seu clube de leitura vai logo terminar no segundo dia!(rsrs) No final deste artigo vou deixar uma lista de livros que são ótimos para iniciar a leitura no clube. E a medida que os participantes forem ficando cada vez mas feras e apaixonados por leitura, você vai colocando outros livros já mais...digamos, complexos e com mais páginas. É bom que você como organizador ande no ritmo do clube, porque nem todos são feras em leitura como você. Tenha misericórdia dos irmãos. Eu faço isso, ando o mesmo passo que todos  - isso dá força ao clube.

Lançamento da nova leitura 06/12/2017


Se a escolha do livro for realizado de forma ruim, (parcial) pode dar problemas e acabar com o cube de leitura. Estou falando sério! Tudo porque as vezes, o criador do clube de leitura quer sugerir ao clube a leitura de livros que só ele gosta (orgulho é pecado!). Isso está errado. Deixa-me já aproveitar este momento para dizer algo importantíssimo: O CLUBE DE LEITURA NÃO TEM DONO! Entendeu? Se você está criando ele pensando que será sua propriedade, meu conselho é: desista. O clube é de todos. Todos sugerem, todos mandam, todos podem e devem falar nos encontros.

Voltemos à questão da escolha dos livros. Você como organizador (e não dono), deve escolher 2 livros. Após fazer isso apresente eles aos participantes do clube como SUGESTÃO. Peça para o clube votar qual deles será lido primeiro. O que mais for votado deverá ser lido primeiro. Após a leitura deste, o livro que recebeu menos votos pode ser a segunda opção de leitura ou vocês podem fazer o seguinte:

Em uma reunião, peça para cada participante do clube sugerir um livro. Anotem todos os livros sugeridos  em um caderno. Se o clube tiver por exemplo 10 pessoas, vocês terão 10 livros como sugestão. Mas só vai ser escolhido 1 para se ler. Então, como fazer isso? Simples. A regra é, todos os 10 participantes do clube (se o clube tiver só 10), vão votar para escolher qual livro deverá ser lido. Mas o detalhe é: ninguém pode votar ou escolher o livro que ele próprio sugeriu. Por exemplo: se eu sugerir o livro EVENTOS FIANIS de Ellen White, eu não posso votar nesse livro. Devo votar no livro que um outro participante sugeriu. Porque senão, cada um dos 10 participantes votará em seu próprio livro. E isso significa que não vai ter livro para ler, vai dar um empate!

Depois que escolherem o primeiro livro e lerem ele. O resto dos livros sugeridos serão votado sem uma outra reunião após a leitura do primeiro livro, e depois é só vocês todos sugerirem mais livros e assim começar todo o processo de novo.



Como isso funciona na prática?

Após você seguir direitinho as 3 etapas mencionados detalhadamente acima, basta fazer o que vou dizer agora.

Depois de escolherem o livro que vai ser lido, e todos estiverem em pleno acordo, recolha o dinheiro de todos para a compra dos livros. Cada um dos participantes deve ter o seu próprio exemplar. Em meu clube, um casal decidiu em ter um só livro e leem em horários diferentes. Eu permiti isso, mas não aconselho. Porque um pode ser lento na leitura e acabar prejudicando o outro, e tal.

Você ou o organizador do clube deve recolher o valor do livro de cada participante  em um prazo determinado. Aqui normalmente temos uma semana para todos pagarem o valor de seus exemplares. Podes estabelecer o prazo de duas semanas, veja o que é melhor para vocês.

Recolhido o dinheiro de todos, compre os livros. É importante dizer que os livros devem ser comprados no mesmo momento, na mesma loja, para todos os exemplares chegarem pelo correio(caso vocês comprem pela internet) em um mesmo dia. Se você deixar que cada participante compre o seu livro, eles vão chegar em dias diferentes, e isso pode atrapalhar muito o início da leitura. Assim que os livros chegarem, marque um encontro e reúna todos os participantes e distribua a cada um o seu exemplar. As vezes, eu vou direto na loja do SELS e compro todos os exemplares, porque aí a leitura começa logo e não precisamos esperar pelo correio. Mas quando a loja aqui não tem o livro que queremos, a solução é mesmo esperar uns 15 dias pra o correio fazer a entrega.

Distribuiu o livro? Então diz ao clube quanto tempo vocês terão para terminarem a leitura do livro. Pode ser 1 mês ou 2. Eu aconselho a optarem a lerem a obra em 1 mês, porque quanto maior o tempo, maior a chance de os membros não se lembrarem do que leram. Nós lemos 1 livro em 1 mês. O primeiro livro que lemos, POR UM FIO, tem 192 páginas. Dividimos 192 por 30 e deu 6,4. Daí, decidimos ler 7 páginas por dia. Isso não quer dizer que as pessoas só devem ler 7 páginas por dia!Quem quiser ler 10 ou mesmo 20 páginas por dia não tem problemas. Esse cálculo é bom principalmente se o clube é de pessoas que não têm ainda o hábito de leitura. 

É bom você ler também os seguintes posts aqui do blog:


Após a distribuição dos livros, encerra a reunião e daí cada um começará a sua leitura. Cada qual leia aonde quiser, quando quiser, em casa, na escola, no ônibus, enfim, cada qual com seu local e horário para ler. Desde que que todos terminem a leitura no tempo determinado. Se vocês decidirem ler o livro em 1 mês, assim que  estourar o tempo, todos deverão ter terminado a leitura. Uma semana antes de terminar, já conversem (aqui recomendo que criem um grupo no zap, só para os participantes do clube) e acertem o dia do encontro. Se vocês iniciarem a leitura por exemplo, no dia 10 de dezembro de 2017, e o vosso prazo de leitura for de 1 mês, quer dizer que vocês vão terminar a leitura do livro no dia 10 de janeiro de 2018. E o ideal será já marcar a o encontro na semana a seguir. De preferência em um dia de domingo à tarde, por volta 5 ou mesmo em sábado a tarde em um lugar legal, antes ou depois do J.A. 



O que fazer nesse encontro? Veja, como cada um vai ler o livro como e onde quiser, no fim do mês ou do prazo de leitura, todos os participantes do clube deverão encontrar-se para conversarem e debaterem sobre o que leram! ESTE É O PONTO MAIS ALTO DO CLUBE DE LEITURA. Nesse dia, cada um deverá levar o seu livro. E na hora definida, uma pessoa faz a introdução da obra. De preferência a pessoas que sugeriu o livro lido. Após a introdução e apresentação, todos os membros vão debater sobre o que leram. Que este momento seja feito com calma, cada um deve ter seu momento pra falar. E para que ninguém se desvie da conversa é importante que uma pessoas seja o monitor. Alguém cuja a responsabilidade seja estimular o diálogo e levar os debatedores a falar sobre o livro e não sobre assuntos nada a ver.

O encontro pode ter a duração de 1 ou 2 horas. Dependerá de vocês. Ao final de tudo, vocês podem ter uma confraternização (sugiro que cada um leve alguma coisa para comer). Deve-se aproveitar esse momento  já para anunciar qual será a próxima leitura. E na semana a seguir iniciar a contribuição pra comprar o proximo livro.

E aí? Goostou das dicas? O artigo ficou beeeeem longo, porque queria deixar tudo claro. Se você tiver alguma duvida, basta deixar nos comentarios.


Comece seu clube de leitura com livros leves. Com poucas páginas e de historias interessantes, e vá progredindo aos poucos. Pelo menos, os 3 primeiros livros devem ter estas caracteristicas. Aqui está os livros que sugiro pra iniciar um clube de leitura:
  • Mil Cairão ao Teu Lado
  • Por Um Fio
  • Uma Viagem ao Sobrenatural
  • Soldado Desarmado
  • A Descoberta
  • O Fim do Começo
  • Universo Paralelo
Todos estes livros são da editora Casa Publicadora Brasileira. Acesse aqui : CPB

Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário