Menu

Posts Destaques

29 novembro, 2017

RESENHA | BÍBLIA DE ESTUDO PALAVRA CHAVE

Titulo:  BÍBLIA DE ESTUDO PALAVRA CHAVE
Autor: VÁRIOS AUTORES
Editora: CPAD
Páginas: 2496

Ano: 2009
Adquira aqui : 📚


Sinopse:

"Bíblia de Estudo Palavras-Chave é uma obra inigualável, que oferece ferramentas exegéticas, léxicas e gramaticais para que você possas identificar e compreender, de forma clara e precisa, os principais termos e expressões do Grego e hebraico. Tenha em mãos uma ferramenta completa para captar toda a força dos textos bíblicos e aprofundar seus estudos e pregações acerca da Palavra de Deus."

A Bíblia Sagrada é o livro dos livros. Na lista dos dez livros mais lidos, segundo uma pesquisa divulgada em uma biblioteca de São Paulo, a Bíblia está em primeiro lugar do top dos mais lidos, só para não dizer que também é o mais traduzido e mais produzido.

Existem várias versões e formatos. Mas o importante mesmo é a mensagem que ela carrega a séculos. Essa mensagem é diferente das que já li em todos os livros de minha estante no Skoob (rede social para leitores), por exemplo. Seu diferencial é : uma mensagem que transforma vidas. Une casais separados, famílias, muda o alcoólatra, prostitutas, ladrões, pessoas orgulhosas, avarentos, ensina, repreende, educa na justiça e etc.

A Bíblia de Etudo Palavra Chave é a minha preferida dentre as mais de 8 Bíblias que tenho em casa. Ela é a versão João Ferreira de Almeida, edição de 2009, bem parecida com a edição de 1995. Essas duas edições são importantes quando se fala de Bíblias em português. Porque são as edições que trazem o texto receptus. O mesmo texto que os reformadores usaram para estabelecerem as raízes da reforma que bateu contra o catolicismo em uma época aonde o cristianismo estava em declínio total. Para além da edição de 2009, a Bíblia de Estudo Palavra Chave Hebraico e Grego, publicada pela Casa Publicadora da Assembleia de Deus(CPAD), traz muitos recursos que auxiliam no estudo aprofundado do texto inspirado, bem como na preparação de sermão para quem trabalha com a oratória. 
Bíblia de Estudo Palavras-Chave possui referências do dicionário de Strong Hebraico e Grego, auxílios léxicos e gramaticais das palavras do AT e NT e códigos das palavras-chave no texto bíblico, rementendo ao texto original e ao dicionário de Strong, além de comentários exegéticos adicionais ao Dicionário de Strong.
Ela traz consigo uma concordância. Porém, é os dicionários de Grego e Hebraico que no meu entendimento fazem dessa Bíblia única e maravilhosa. E não é qualquer dicionário que essa Bíblia traz, é o dicionário de Strong um dos melhores quando o assunto é dicionário de verdade nos circos teológicos!

Há muito tempo eu queria ter aquela Bíblia que seria a base e a definitiva em muitas. E sou feliz demais por ter essa obra magnífica. Hoje tenho ela e é assim a minha Bíblia padrão. Em 2015 fiz o ano Bíblico nela, e foi legal.  Muitos me perguntam:  "Tomé, porque você não tem a Bíblia Andrews?" (Bíblia de Estudos Andrews é a bíblia de estudos produzida pelos teólogos Adventistas do Sétimo Dia). Devo dizer que não gostei muito da Bíblia Andrews. Esperava mais, muito mais dela. Mais recursos e tal!

 Ela passa muito longe de uma Bíblia de Estudo. Sem dicionário em grego e Hebraico, sem transliteração do do alfabeto Grego, e nada. A única vantagem da Andrews é que os comentários de rodapé  que ela traz são bíblicos e corretos. Já a  Bíblia Palavra Chave Hebraico e Grego, também tem comentários de rodapé, mas lamento em dizer- eles são muitos tendenciosos. Os comentários de rodapé em livros proféticos como Daniel e Apocalipse nem adianta lê-los, porque são mais baseados em teorias, especulações e etc. Neste ponto a Bíblia Andrews vence. Mas em recursos, que ao meu ver uma Bíblia de Estudo deve ter, a Andrews fica no esquecimento!

Como não leio comentários Bíblicos de rodapé, ou só leio uma vez ou outra (pois preciso primeiramente entender mesmo o texto Bíblico sem comentários), quando me dá vontade, isso não faz muita diferença. Tenho comentários separados e isso basta. Então, para quem está pensando em adquirir uma boa Bíblia de Estudo, a Palavra Chave Hebraico e Grego será bem útil, desde que você tenha cuidado em usar os comentários de rodapé. Mas se precisas mesmo de uma Bíblia de Estudo com comentários de rodapé MAIS próximos da Bíblia, não pense duas vezes: adquira a Bíblia de Estudos Andrews. Você pode comprar clicando aqui: 📚

Seja o primeiro a comentar!

Enviar um comentário